Quando iniciei o meu caminho na meditação deparei-me com muitas crenças e ideias pré concebidas acerca do que é meditar.
Acredito que o meu caminho teria sido muito mais simples e bastante mais fácil se na altura alguém me tivesse mostrado o que te trago aqui.
Temos uma tendência natural para complicar o que na realidade é simples, e com a meditação não é diferente. Quando se fala em Meditação o mais comum é imaginarmos um monge tibetano, sentado em lotus com uma expressão de serenidade inabalável, e obviamente isso não tem nada que ver connosco!
Mitos e crenças sobre a MEDITAÇÃO
1. Meditar não é para mim
Há imensas formas de meditar, naturalmente somos seres meditantes. Provavelmente imaginas ou experimentaste uma forma que não se adequa a ti. Não feches a porta a uma prática que te pode trazer tantas mais valias por preconceito ou uma má experiência.
2. Não consigo meditar
Na meditação não há um objectivo. Muitas vezes o facto de estarmos à procura de alcançar algo faz com que não consigamos meditar. A magia acontece quando baixas as expectativas e te deixas levar, até onde tiveres que ir….
3. Não consigo parar os pensamentos
A nossa mente tem como função pensar e o objectivo da meditação não é parar de pensar, mas sim observar esses pensamentos. Tentar calar a mente acaba atrapalhando mais que ajudando e ainda a gerar mais frustração. Por isso, é parar de tentar controlar a mente.
4. Tenho que me sentar com as pernas à chinês para meditar
A posição de lotus é uma óptima posição para meditar, mas não é a única, nem é para todos. Estar desconfortável durante a prática não faz sentido nenhum. Aconselho apenas que mantenhas a coluna recta e que estejas numa posição confortável.
5.A Meditação é uma prática religiosa
A meditação e o Yoga são práticas antigas, e transcendem quaisquer religiões. Na meditação não há barreiras como em qualquer religião. A meditação agrega e não separa, mantendo religiões, nações e crenças unidas. Assim como o Sol nasce para todos, a meditação também beneficia a todos.
6. Meditar é não fazer nada
A ideia é implementar a meditação em tudo o que fazemos, comer, vestir, estudar, andar,…. Meditar é trazer consciência plena ao momento presente. Quem pratica, por exemplo, desportos de alta intensidade ou radicais de alguma forma está a meditar, pois é pouco provável estar a apanhar uma onda e a pensar em algo que não seja aquele preciso momento.
7. Quem medita está sempre “zen”
Era bom, mas não! Mas as pessoas que meditam têm mais consciência das suas emoções, então mais facilmente as identificam em vez de agir na reatividade emocional e sendo controladas por elas.
8. Meditar é uma forma de fugir dos problemas
Pelo contrário, a meditação dá a capacidade de encarar os problemas com mais valentia e confiança. Na meditação, são desenvolvidas habilidades para lidar com as situações de uma forma mais agradável e construtiva. Nós desenvolvemos a habilidade para aceitar as situações como elas são e tomar ações conscientes, em vez de remoer o passado ou se preocupar com um possível futuro. A meditação alimenta a força interior e a auto-estima. Funciona como um guarda-chuva em dias chuvosos…
9.Meditação é concentração
A meditação é, na verdade, descontração. A concentração é um benefício da meditação. A concentração requer esforço e a meditação é o relaxamento absoluto da mente. Meditação é deixar ir e, quando acontecer, estarás num estado de profundo descanso e relaxamento. Quando a mente está relaxada, conseguimo-nos concentrar melhor.
10. Meditar é como auto-hipnotize
A meditação é na verdade um antídoto para a hipnose. No hipnotismo a pessoa não está ciente do que acontece à sua volta. Na meditação a pessoa tem a consciência completa do que está a acontecer. O hipnotismo leva a pessoa através das impressões que estão na sua mente. A meditação liberta-nos dessas impressões, para que a nossa consciência esteja fresca e clara. A hipnose aumenta a atividade cerebral, a meditação a reduz.
11. Meditar leva muito tempo
É comum acreditar que é preciso passar muitas horas a meditar, mas com 5 a 10 minutos diários já podemos ter benefícios. Exige sim, paciência e persistência.
“Faz da tua vida uma meditação…”
Esta é a 3ª edição desta mentoria em que vamos juntas num caminho de implementação de ferramentas praticas, úteis e fundamentais para o teu bem estar físico, psicológico e emocional.
☯️Meditação ☯️Mindfulness ☯️Escrita Terapêutica