O que é a Escrita Terapêutica – começa hoje!

Todos passamos por situações desafiantes na vida, temos traumas, coisas que ficaram por dizer, coisas que foram ditas sem querer, pedidos de perdão… e isso é normal. No entanto, quando esses sentimentos são tão intensos a ponto de nos limitar, paralisar ou condicionar é sinal de que precisamos equilibrá-los e uma das maneiras de fazer isso é através da escrita terapêutica.

O que é escrita terapêutica?

Escrita terapêutica é a prática de escrever, da forma mais honesta, crua e sem julgamentos, sobre o nosso dia, situações traumáticas ou mal resolvidas, preocupações e emoções. Um exercício, aparentemente, simples mas muito poderoso, uma vez colocados para fora, os sentimentos são compreendidos de outra forma.

A principal vantagem de escrever  de forma terapêutica é a possibilidade de nos abrirmos mais escrevendo do que se estivesses a conversar com alguém acedendo muitas vezes a conteúdos internos que nem sabíamos ter.

Ao escrever sem receio sobre o que sentimos, temos um novo ponto de vista sobre os desafios, a partir dai, olhamos as nossa “pré-ocupaçoes” de fora, gerando reflexões e apontando novos rumos e soluções.

Ao contrário do que se possa pensar não precisas ter dotes literários, todas as pessoas podem beneficiar-se com a escrita terapêutica.

As páginas matinais

As páginas matinais são a minha favorita mas apenas uma das muitas maneiras de praticar a escrita terapêutica. Independente do quanto se escreva ou em que momento do dia, o importante é colocar as emoções para fora sem julgamentos basta escrever sem te preocupares com gramática, filtros ou apreciações, sobre o primeiro pensamento que surgir na tua cabeça.

Estas páginas são a fonte inspiradora do “Encontra-te entre palavras” inserido no meu programa Mentoria Efeito Borboleta, apresentadas por Júlia Cameron no Livro O caminho do artista. As regras são simples:

Ao acordar, nos primeiros 40 minutos pega num caderno, bloco ou em pelo menos três folhas de papel e num lápis e escreve três páginas começando com qualquer assunto, o terminar, guarda as folhas.

Escrever três páginas não é um exagero! Independentemente do que se comece a escrever, á mais ou menos a meio que a mente se começa a abrir. Sentimentos que estavam adormecidos manifestam-se certos obstáculos caem dando lugar à clareza.

Deves deixar a escrita fluir, sem permitires ser influenciada por qualquer espécie de expectativas ou condicionantes (receio de ter erros ortográficos) ou pelo temor de que o que se escreveu seja lido por outra pessoa. O único propósito da prática é abrir-se ao máximo através da escrita.

Dicas práticas para começares hoje:

  • Escreve à mão, pois minimiza a tendência de estar a escrever e a apagar;
  • Não te censures ou limites: Permite-te erros gramaticais, de ortografia, de concordância;
  • Deixa os filtros e julgamentos de lado para que o faças de forma livre;
  • Escreve no teu tempo e o quanto quiseres mas não te sabotes;
  • Faz da prática um hábito, mesmo quando achas que não há nada pare escrever( podes até começar por ai)

  • Escreve tendo em mente que serás o único leitor dos teus textos (a não ser que queiras partilhar com alguém ou façam parte de um acompanhamento terapêutico);
  • Abre-te a novas percepções e contradições durante a prática;
  • Continua não desistas.

Podes criar personagens, transformar a ansiedade num monstro, escrever cartas que não serão enviadas, entrevistar os teus Eus do passado e do futuro, imaginar alguém que te inspire ou um super herói a enfrentando os mesmos dilemas que tu,…

Podes também provocar a escrita e usar um oráculo e tirar uma carta aleatória e escrever sobre a mensagem que te transmite.

 

Os exercícios de escrita terapêutica são momentos mágicos, a escrita proporciona liberdade!

Então, se estás enfrentando alguma questão interna, por favor, escreve sobre ela. Por mais estranho ou tolo que pareça, por mais complexo que seja falar sobre isso, escolhe um caderno bem bonito e começa a escrever e a descobrir-te entre palavras.

Deixa um comentário se já experimentaste a escrita terapêutica ou se tens curiosidade em começar. Juntos, vamos explorar o poder curativo da escrita!

Usar um oráculo para provocar a escrita pode ser muito interessante conhece O MAGO® – O oráculo da Maga

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart