Todo o tarot é um oráculo, mas nem todo o oráculo é um Tarot
Quando mergulhamos no mundo da espiritualidade a dada altura cruza-mo-nos com as cartas associadas à adivinhação e orientação, e encontramos duas ferramentas poderosas: o Tarot e os Oráculos. Embora ambos possam guiar-nos através da jornada da espiritualidade, autoconhecimento e introspecção, possuem diferenças fundamentais que os tornam únicos.
Um Baralho de Tarot segue uma estrutura fixa e clássica, composta por 78 cartas, cada uma com um papel específico na leitura e na análise:
♥ 22 cartas são os Arcanos Maiores (as principais aprendizagens que a alma passa – a jornada do louco).
♥ 40 cartas são os Arcanos Menores (que correspondem a aspetos práticos da nossa vida, mais ligados à ação).
♥ 16 cartas são as Figuras da Corte (que podem ser aspetos da personalidade ou qualidades de uma determinada pessoa ou experiência).
Existem baralhos de Tarot com vários temas, por exemplo, sereias, fadas, anjos, etc., mas a estrutura original do Tarot, que falei anteriormente é respeitada independentemente do tema.
Por outro lado, os Oráculos são muito mais flexíveis. Um baralho de Oráculo pode ter qualquer número de cartas e seguir qualquer estrutura, sendo criado de acordo com a intuição e visão do seu autor. É normalmente o autor do Oráculo que decide como criar esse Oráculo e que toma as decisões em relação a essas variáveis, de acordo com a sua própria intuição. Para além das cartas dos Oráculos terem muitas vezes um título e uma frase-chave impressa na carta, que pode logo dar dicas de qual é a energia da carta, alguns trazem um livrinho de apoio que normalmente é simples e que facilita uma rápida interpretação.
Para além da estrutura, existem também algumas pequenas diferenças entre um baralho de Tarot e um Oráculo, associadas ao nível de aprendizagem.
O Tarot, com a sua estrutura detalhada e simbologia rica, exige um estudo mais aprofundado e prática constante para ser dominado. É uma jornada de aprendizagem que pode durar uma vida inteira. Em contraste, os Oráculos são mais intuitivos e fáceis de usar, mesmo para quem nunca teve experiência com leitura de cartas.
Já conheces O Mago® – O Oráculo da Maga? Este oráculo é composto por 60 cartas. Cada uma destas cartas contém uma mensagem escrita e uma ilustração única.
A sua leitura é simples é intuitiva mesmo para quem pega num oráculo pela primeira vez.
O Mago® foi criado para ser fácil de usar, trazendo uma mensagem clara e direta que tu mais precisas no momento. Basta embaralhar as cartas e escolher uma para obter a orientação desejada.
O uso d’ O Mago® vai trazer-te insights poderosos para o teu dia a dia, ajudando-te a conectar com a tua intuição e a encontrar respostas para as questões que te preocupam.