Hoje celebramos o nascimento de Jesus. Apesar de a data do seu nascimento, segundo várias pesquisas, não corresponder exatamente a 25 de dezembro, há séculos que pessoas em todo o mundo se reúnem para celebrar a vinda daquele que é considerado o arquétipo da Era de Peixes. Quando tantas intenções convergem para comemorar este nascimento de forma global e contínua, ativa-se também uma poderosa energia no inconsciente coletivo.
Numa manjedoura simples, nascia de forma humilde aquele que seria — historicamente — um dos seres mais prósperos e abundantes que conhecemos, não apenas em termos materiais, mas na riqueza de valores, amor e conexão com o divino.
A Era de Aquário e as palavras que ainda não entendemos
Mais de 2000 anos depois, no limiar da chamada Era de Aquário, parece que ainda não compreendemos o real significado de Abundância e Prosperidade. Jesus ensinou-nos o amor e a unidade de forma clara: “Ama o próximo como a ti mesmo.” O quanto, de facto, aplicamos este ensinamento no dia a dia?
Quando julgamos, comparamos ou criticamos, deixamos de agregar e passamos a separar. Muitas vezes, esquecemos que as palavras de Jesus nos convidam à união, à empatia e à compaixão. Nos seus milagres, repetia: “O que te curou foi a tua fé.” Ou seja, Jesus lembrava-nos de que o poder de cura e transformação está dentro de nós, no poder que temos para cocriar e operar milagres na nossa própria vida.
Rendição e Confiança
“Seja feita a vontade de Deus.” Esta foi outra das frases que Jesus repetiu mesmo nos momentos mais difíceis. Quem reza o Pai Nosso já a repetiu incontáveis vezes. Ainda assim, mais de 2000 anos depois, ainda temos dificuldade em entregar e confiar quando as coisas fogem ao nosso controlo. Jesus mostrou, com o seu próprio testemunho, que a verdadeira fé envolve coerência, responsabilidade e entrega.
Valores que Apregoamos, mas Raramente Praticamos
Perdão, compaixão, fé, amor, responsabilidade e coerência. Quantos de nós realmente encarnamos estes valores ensinados por Jesus no quotidiano? A verdade é que, por vezes, apregoamos esses ideais, mas continuamos a agir em contradição com eles. A coerência, que foi um dos maiores exemplos dados por Jesus, é muitas vezes colocada de lado nas decisões que tomamos.
Em plena transição para a Era de Aquário, é essencial resgatarmos a mensagem do maior representante da Era de Peixes
Foi no estudo da Palavra que o meu próprio caminho de fé se iniciou. E foi através das desilusões, das contradições e da minha sede de entendimento que expandi a visão que tenho deste mestre. Da soma entre o estudo bíblico e a abertura a novas perspetivas, consolidou-se o entendimento que hoje me guia: o caminho do amor consciente, da responsabilidade e da coerência.
Se pudesse trazer alguém do passado para uma conversa acompanhada provavelmente com um copo de vinho, Jesus estaria certamente no topo da minha lista. A forma como viveu e a mensagem que deixou ao mundo ainda hoje nos desafiam a transformar a nossa consciência.
A Grande Pergunta:
O Natal é o momento ideal para refletir sobre as palavras e o testemunho de Jesus. Qual foi, para ti, o seu maior ensinamento? Será que foi o amor incondicional, a fé inabalável, a compaixão ou a confiança na vontade divina? Ou talvez a importância da coerência e da responsabilidade nos nossos atos?
Convido-te a ponderar sobre isto nesta data que, simbolicamente, celebra o nascimento de um ser que tanto nos ensinou sobre viver em harmonia, mesmo em meio aos desafios mais profundos. Que o espírito desta época possa iluminar o nosso interior e relembrar-nos, todos os dias, do poder que carregamos dentro de nós.
Uma feliz noite de Natal!